sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Agradecimento a um Juiz bem educado





Hoje - 13/10/2008 - fui ao Tribunal Judicial de Ourém.

Pelos mesmos motivos já ali estivera no passado dia 4 de Outubro. Nesse dia, passadas 3 angustiantes horas de espera, o Juiz mandou entrar os presentes para a sala de audiências para lhes comunicar - na cara - que a audiência ia ser adiada por motivos imponderáveis e inadiáveis.
Apesar do transtorno, registei com agrado a atitude do magistrado ao fazer o comunicado pessoalmente. Habitualmente comunicam os adiamentos através do funcionário judicial. Evitam a exposição e os ares de desalento de todos quantos são chamados para comparecerem às 09H00 e são notificados do adiamento às 12H30.
É o despudor levado ao limite do tolerável.

No meu caso, assim não aconteceu.
No dia de hoje voltei ao Tribunal para a 2ª tentativa de audiência. Compareci às 10H00, conforme constava da notificação. Fui chamado à sala para fazer o meu depoimento às 12H25, numa altura em que começava a desesperar e a prever novo adiamento.
Mas não.
Fui chamado e ocorreu algo que, em 26 anos de comparências em Tribunal, nunca me acontecera: o Magistrado que presidia ao julgamento pediu-me, publicamente, desculpa pelo adiamento e pelo atraso.
Fiquei siderado...

Foram 26 anos a ser mal tratado, ignorado, menosprezado e atropelado no tempo e na paciência.
Valeu a pena esperar: há um Juiz em Portugal que é educado.
Não sei se há mais. Mas este é educado e merece-me respeito.
Não sei o seu nome mas ainda assim quero identificá-lo: presidiu hoje - 13/10/2008 - à audiência de julgamento do Proc. n. 216/06.6 TAVNO, no Tribunal Judicial de Ourém.

Obrigado, Meretíssimo Juiz. O meu sentido obrigado ao Magistrado e ao Homem.
Valeu a pena esperar... Oxalá o seu carácter possa contagiar outros - muitos - para nunca mais alguém tenha de esperar 26 anos para ser tratado como concidadão num Tribunal.
©J.Tereso
imagem: urbanidades-madeira.blogspot.com

Sem comentários: