domingo, 18 de janeiro de 2009

Borda D'Água - O Almanaque





Nasceu há 80 anos, o Borda D'Água.
Dei por ele nos finais dos anos sessenta, numa altura em que o meu pai prezava o seu conselho e companhia, a propósito disto e daquilo. Lembro-me que quando comecei a ir à Cova do Vapor (Trafaria) para banhos, o meu pai acertava sempre com a maré baixa. Eu não sabia nadar e a maré baixa dava muito jeito porque me devolvia o ego. Para mim era magia: acertar nas marés. Tardei a perceber que as idas à praia eram precedidas, às escondidas, da prévia consulta do Borda D'Água. Não era o meu pai, afinal, que acertava. Era o Borda D'Água. E também era o Borda D'Água que lhe dizia quando plantar a salsa e hortelã nos vasos da varanda e lhe ensinava truques e mezinhas para isto e para aquilo.
Pois é... 80 anos de vida e 300.000 exemplares de tiragem anual.
Parabéns Borda D'Água. Parabéns à Editorial Minerva e a todos quantos colaboram neste almanaque.
Porque há coisas que permanecem... Sóbrias, rigorosas e com história. E criam afectos.

Assim fossem outras...

Texto:©José Tereso / Imagem: globpt.com

Sem comentários: