domingo, 4 de janeiro de 2009

Mas o que é que eu faço ao alguidar das bifanas?!...




Começou ontem, na Argentina, mais uma edição (31ª) do Dakar.
A 4 de Janeiro de 2008, a 30ª edição foi cancelada. O Lisboa-Dakar não resistiu a globalização dos medos.

Muita gente protestou, nem todos com a veemência do Nando dos Coiratos...
E era assim:


Vou-me queixar. Tá dito! Vou participar a todas as autoridades!
Ah! desta vez até vou ganir!... Vão ouvir das boas !
Isto não se faz cá ao Nando dos "Coiratos - Impor-Export". Alguém vai ter que pagar. Alguém vai ter que me indemnizar...


Chiça! Tinha tudo arranjadinho e agora vá de cancelar a gincana... ou o Rally-Paper ou lá o que era. Tudo por causa de um Al-Qaeda qualquer, do Al Capone ou lá o que é o nome do finório.
Arre, porra! Deixei de fazer a feira de A-das-Lebres para preparar o estaminé para o rally dos camelos e agora, por dá cá aquela Al-Quaeda, cancelam-me a festa!...
E as bifanas? E os coiratos? Sim!... Sim!... Sim, sim! O que é que faço com tanta bifana no alguidar?
Oh! pá, vamos lá ver se a gente começa a atinar com o programa das festas porque se não arrecado o triciclo, ponho os taipais na barraca e não há mais coiratos nem bifanas para ninguém! A minha estratégia impresarial não pode levar com números destes!...


Comprei tábuas novas para dar sombra ao balcão, atestei o triciclo, e assentei arraiais na 2ª curva à saída de Benavente. Ainda fui ao Porto Alto, ao quilómetro 16, buscar a Xica Tinhosa e o Eudálio Sabonetes para servirem de pãblique releichiones para os camones e para aquela gente que aparece nas revistas. Eh pá, tava tudo tratado... e agora arreiam uma giga destas!... Até tinha uma gaja que lia a sina logo à saída da 2ª curva a ganhar 3 aéreos à hora mais bifana e sumol... E agora é isto?!...
Passei pela loja do Ching-Ling e comprei tudo o que era parafusos, apalpa-folgas, velas, chaves inglesas, almotolias, bielas, cheira-bens, chaves de bocas... e depois levo uma boca destas!...
Tinha ali ferramenta para o desenrascanço, tinha tábuas para vender para os que se atascassem, tinha duas caixas de bolicaos, cremes para as partes baixas porque isto no deserto assa tudo... Até comprei três cãezinhos daqueles que abanam a cabeça para os camones porem no tablier dos camiões!...


Isto não se faz... Ai! Pagam-mas, pagam!


Liguei para a organização da gincana e respondeu-me de lá um João qualquer a dizer que aquilo estava tudo parado mas que se quisesse uma recordação ainda tinham selos para vender. Eu que lhe dava com o selo... Levava com um selo nos queixos que lhe partia a boca toda!... Olha um selo... E punha o selo aonde? Nas bordas das bifanas, não?!... Um selo às riscas com o número 30 pendurado no coirato, olha-me este! ... Só se fosse para tapar os olhos ós fiscais da ASAI...
Já liguei para o provedor do cliente dessa tal Al-Quaeda. Respondeu-me de lá um Laden quaisquer que não conheço de lado nenhum a dizer que já tinha avisado que aquilo era para o tecto e que era melhor estar caladinho senão ainda levava com um aeroplano no triciclo que até o colorau das bifanas perdia a cor...
Eh, pá! Perante isto, um homem fica mesmo escambalhado!


Agora queixo-me a quem?


É uma pena... tanto carrinho colorido, tanta jipose, tanto camelo, tanto parvo e gajas boas e isto fica assim... Um gajo só lhe resta agarrar-se ao alguidar das bifanas e chorar... Lerpo aí com uns quinhentos aéreos com estas palhaçadas.
A Xica Tinhosa e o Eudálio perderam o meio dia da tarde e já me estão a dizer que querem o guito e que, para além do mais, deixaram de atender a clientela já fidelizada e que ainda se arriscavam que lhe roubassem a manta e a garrafa de água... A dizerem-me que perderam o ar do pinhal e da caruma, para estarem ali à assar a ver carros e carrinhos... Eu tenho de ouvir cada um!...


Oh, pá porque é que não mudaram aquilo para a outra banda?!... Deserto, já é por decisão do Jámé e camelos logo se haviam de arranjar... É o que mais para aí há... Buracos e atascanços também se arranjavam naquela estrada que vai da Costa para a Sobreda. Já lá lixei o triciclo duas vezes...


Para semana lá vou eu para A-das-Lebres, carregado de bolicaos e apalpa-folgas de sobra e sempre quero ver quando é que me livro do stock...


Oh, depois estava lá um gajo a dizer que não tinha consultado toda a gente e que aquilo não podia ser cancelado assim de qualquer maneira. Eu acho que o gajo tem razão e até fui ter com ele e perguntei-lhe se tinham tomado a opinião do tal Laden... Bem, o gajo mandou-me cá uns mirones que tenho a impressão que não era para me encomendar nenhuma sandes de coirato.! É parvo!... Só pode ser!... Então estava a dizer que não tinham ouvido as partes e fica lixado porque se esqueceu de falar com gajo do aeroplano! Ah! Não querem é dar cavaco a toda a gente... Pois, pois... por isso é que cá o Nando fica agarrado às bifanas... e com as carnes penduradas.
Com gente desta, toda senobe, que gosta muito de brincar na areia e às construções e de andar a apitar aos camelos é que não me fio mais!...


Vou mas é para A-das-Lebres! Não fazem selos de A-das-Lebres mas eu estou-me bem borrifando... não mando cartas a ninguém. Faço tudo por éssemésse com'ós impresários... é a globalização económico-bifânica e coirática. Oh! pensam que eu sou algum parvo?!... Já li os manuais todos...


Ah! ainda agora me ocorreu à mona outra coisa: o que é que eu vou fazer com o Kite do Camelo que tinha preparado para vender a 5 aéreos. Era barato... Tinha, num saco plástico do Lídele: um apalpa-folgas, uma chave busca-pólos, um sumo Bongo, um bolicao, uma cassete da Mariza e um poster do Mourinho a chegar ao aeroporto.
E agora?!... Sim, agora digam-me lá: haverá alguém em A-das-Lebres, ou A-da-Gorda que dê 5 aéreos por isto? Nem em A-dos-Camelos, quanto mais!... Porra, mais pró negócio...


Nããã.... Alguém vai ter de se chegar à frente... Oh, pá criem um subsídio para estas coisas. Sei lá... uma verba de compensação para festas canceladas por Terrorismo Inusitado. Um TI qualquer... desde que recupere os quinhentos aéreos de investimento empresarial, quero lá saber do nome do subsídio...
Nunca mais... Com esta gente toda cheia de nove horas e cheia de jiposes é que nunca mais quero nada!
Vou mas é dar ar ao pneu do triciclo e arrecadar o assador porque isto já deu o que tinha a dar!

Por isso é que o outro quando veio cá àquele convívio trouxe a tenda, a lenha, as gajas... e só não trouxe os camelos porque isso até na loja dos 300 há. Esse é que é esperto... "Ah venha cá! Temos cá hotéis bons, temos a Mariza! Vem cá a Maya e a Fátima das peles!"
Tá bem! Mas quem é que vai nesta conversa?!... Pelo sim pelo não, trouxe a barraca, as mulheres e a lenha...

Chamem-lhe trouxa!.. Ah! ganda Dakhafi... Ou Cádáfi, ou lá o que é...Tu é que os topas a todos!...

Texto: ©José Tereso

Imagem: livreindirecto.net

Sem comentários: