quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um livro e um almocinho





Lembram-se do Sr. João Rendeiro?

Sim, daquele senhor banqueiro que em finais de Novembro do ano transacto se lembrou de lançar um livro sobre a sua história de sucesso na Banca.
Intitulava-se a brochura "João Rendeiro, Testemunho de um Banqueiro".
O ano de 2008 teve os mesmos dias de todos os outros anos. O BPP foi fundado em 1996 pelo referido senhor. Teve 12 anos este senhor de sucesso para escolher um dia para lançar o seu livro de receitas de sucesso na Banca.
Pois não senhor!
Escolheu precisamente o dia em que o seu Banco faliu: lançou um livro sobre o seu sucesso na Banca - e no caso concreto, à frente dos destinos do BPP - no preciso dia em que o seu Banco dava o estoiro com um buraco do tamanho do ozono todo.
Primeiro simbolismo.

Mas a história não ficou por aqui...

João Rendeiro foi ontem ao almoço mensal do American Club, na qualidade de convidado. O almoço decorreu na sala White Plaines do hotel Sheraton e contou com uma intervenção de vinte minutos de oratória do nosso banqueiro de sucesso.
Divagou o orador sobre a crise mundial, em momento algum se lembrou do BPP, e pediu a Deus que abençoasse Obama e a América , dizendo a dada altura uma frase premonitória que começava assim: "... neste dia cheio de simbolismo..."

E o que é que isso tem de anormal ou digno de registo? perguntam vocês.

Só isto: ao mesmo tempo que tudo isto acontecia, saltou para a ribalta noticiosa a falência da Privado Holding, que controla a totalidade do capital do BPP e do prejuízo de 247 milhões que o senhor de sucesso deixou na altura em que abandonou a presidência do banco - de que também era principal accionista.
Mais um simbolismo.
É que os simbolismos não lhe dão mesmo sossego. É desgraça garantida...

Bom, resta acrescentar que, ao que consta, o senhor falou muito bem mas não terá convencido ninguém a alimentar a oratória com perguntas. Consta-se também que o almocinho era assim a atirar para o pobrezinho e pouco faltou para que constasse da ementa o tal pratinho de jaquinzinhos com arroz de tomate.
Este senhor Rendeiro, pelos vistos, já teve melhores dias...
Dizem que se dedicou à arte, à inclusão social e à beneficência associativa!...
Acredito... Eu já estou por tudo! Percebia-se que, sim senhor!

Texto:©José Tereso / Fonte: Correio da Manhã /Imagem:jornaldenegocios.pt

Sem comentários: