domingo, 18 de janeiro de 2009

Com 3 zês é que era inédita...




Uma padaria de Turquel - Alcobaça passou a confeccionar pizzas, incluindo nos seus ingredientes maçã e pêra rocha.
A iniciativa é, sem dúvida, uma iniciativa. Mais uma, esta com o louvável propósito, e isso concedo, de promover os produtos da região. Já a promoção do estabelecimento me parece mais corriqueira e deixa-me algumas interrogações quanto à valoração daquilo que a SIC on-line faz do que é potencialmente noticiável.
Longe de ser inédita, diferente, mais saudável e menos plástica, conforme afirmam os proprietários da padaria e a SIC faz eco, o projecto de pizza com maçã e pêra é só mais um a juntar à imensidade de pizzas que recorrem à fruta como ingrediente. Dizer que as pessoas têm a ideia generalizada de que a pizza é comida de plástico mas que com a inclusão da pêra e da maçã o deixará de ser, parece-me ousado e pretensioso. Tão pretensioso quanto o afirmar-se que com uma pêra e uma maçã se revoluciona o conceito de pizza, como o querem os proprietários da padaria.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul de Itália, onde surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", era um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita destinava-se "matar a fome", principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão era coberta com peixe, toucinho e queijo.
Dos pobres aos ricos, também nas pizzas, vai a distância que o dinheiro permite. Daí que, desde o toucinho à lagosta, passando pela pêra rocha e pela maçã, tudo a pizza consente e está sempre disposta, com o mesmo círculo, a matar a fome do pobre ou aguçar o requintado paladar do rico.
Tudo é ingrediente. Tudo, salvo seja, a palha d'aço não joga bem com o queijo, embora corte a acidez de algum tomate.
Revolucionar a pizza, no meu conceito, seria escrevê-la com 3 zês e recheá-la com um bom cozido à portuguesa.
Assim se fazem notícias em Portugal. Assim se promovem padarias em Portugal.
Plásticas, ambas, mas com sabor a pêra e maçã.

Very tipical...

Texto:©José Tereso / Imagem:flickr.com

Sem comentários: