segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mais um chá de comadres... por África.







Dez.2007, in "Conversa com lobos"
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, no final do primeiro dia de "trabalhos" da Cimeira EU/Africa, referiu "esta cimeira não é para resolver problemas em concreto mas para criar um quadro estratégico de soluções", para o futuro.

E sabem que mais: acredito! Nunca ele falou tão certo!
Era o que faltava era que depois de um aparato destes se resolvesse um problema... Já agora!...

Mas eu já desconfiava... Sou português!. Estou habituado a desconfiar de quem há muito apostou que sou só eu que a ser, obrigatoriamente, competente e avaliado... Senão lá se vão ou 9 euros de aumento...

É que alguns dos participantes, assim que sentaram, começaram logo a dormir... A recuperarem e ganhar apetite para o jantar e para os fados, "à borliú"...
Acredito que com mais uns piqueniques, umas tendas e uns "power-points" as imensas riquezas de Africa deixem de ser o verdadeiro motivo destes "meetings", dando lugar ao debruçar sério sobre as suas fragilidades e vulnerabilidades, se é que o objectivo é ajudar... A ajudarem-se.
O que duvido...

As políticas externas de enriquecimento e "investimento", as alterações climáticas, as disputas tribais e étnicas, a corrupção e o despotismo, a "exploração" das riquezas naturais e o petróleo, transformaram Africa naquilo que é hoje: um continente moribundo que teima em não se entender, incapaz de empreender uma verdadeira cruzada interna com um objectivo comum, ficando à mercê da voragem externa.

Por isso, acredito piamente no nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros: esta confraternização não resolve problema nenhum em concreto e não despistou mais do que os já despistados há muito.

Acredito eu e os milhões de crianças africanas que definham, que nascem apenas para, sem percurso algum, morrerem pouco tempo depois, sem que nenhuma cimeira lhes dê um pão, porque os senhores do mundo estão muito ocupados a petiscar umas tapas, numa tertúlia de comadres viciosas, a desenharem bonecos de quadros estratégicos enquanto trauteiam uns faduchos da Mariza.

A hipocrisia destes senhores ultrapassa o inimaginável...

Mais uma vez, um orçamento - desta vez o da Cimeira - resvalou, o que me leva a pensar que Portugal está assente numa placa tectónica que cedeu e se inclinou, daí termos passado a viver numa encosta onde tudo resvala...

Um país à beira mar, numa encosta plantado, onde não há equilíbrio que resista.

Depois desta cimeira, Africa voltará a ser assunto do dia: por alturas do Mundial de Futebol, na Africa do Sul...
©J.Tereso
imagem:horamadeira.blogs.sapo.pt

Sem comentários: